Bom dia!!
Estamos quase lá!! Bora caminhar??
Ah, mas antes gostaria de contar uma coisa! Não foi só em relação as fotos que fiquei relapsa! Também nos últimos cinco dias no Caminho, não fiz nenhuma anotação no meu diário de viagem!!! Nenhuma!!!
Eu sempre me julguei uma pessoa sem memória, mas, curiosamente, ao escrever eu me lembro de grande parte dos acontecimentos como se tivessem acontecendo hoje! Eu não sei se eu julguei mal minha memória, ou se na verdade o fato de ter estado 100% presente, com atenção plena em cada passo, tem me ajudado na hora de escrever!? Um fato para se pensar,…, mas que bom que é assim!!!
Na manhã do vigésimo sétimo dia, tomamos café da manhã e saímos de Hospital de la Cruz com o dia clareando. E logo encontramos o restante do grupo pelo Caminho. Nesse dia tínhamos a intenção de ficarmos todos em Melide. Uma grande família tinha se formado, e mesmo separados estávamos todos conectados! Eu poderia até escolher andar sozinha, mas meu Caminho nesse momento era coletivo, era compartilhado, era um só com todos que encontrei na minha jornada, com todos que caminhei! Será que no final o Caminho de todos é mesmo um só???
…
E a sincronia era tão grande, que nesse dia grande parte do nosso grupo vestia azul…
E caminhar e viver no coletivo foi uma experiência e tanto pra mim! Foi ótimo compartilhar os momentos, as experiências, e dar e receber apoio e carinho. Para mim. o desafio foi (e ainda é) encontrar o equilíbrio entre estar sozinha e estar com o outro. No Caminho isso foi muito evidente!
Este trecho do Caminho foi fácil do ponto de vista físico, mas para variar minha mente me atormentava… não é a toa que dou aula de yoga, sou eu mesma a minha aluna mais necessitada!!! Hahaha!
Tanto barulho mental, tanta confusão de sensações e sentimentos,…, o Caminho reproduz a vida, e carregamos quem somos pra onde quer que vamos! Não há escapatória!
E meu desafio era tornar minha mente minha amiga… e ainda é!
Mas esse dia foi um dia de festa, dia de estarmos juntos, dia de comemorar a amizade, de celebrarmos, e 23km depois de Hospital de la Cruz chegamos em Melide… cidade famosa pela gastronomia de polvos (Não que isso fizesse alguma diferença para mim, já que sou vegetariana, mas estava com o grupo e eles estavam ansiosos por provar o tal polvo!).
Albergue, banho e como sempre fomos todos juntos jantar. E, nesse dia, jantamos em dois restaurantes diferentes em busca do tal polvo… E eu??? Só na salada! Provavelmente!!!
A vida de peregrina vegetariana nem sempre foi fácil… mas tudo bem! Estou feliz com minhas escolhas mesmo que nem sempre elas facilitem a minha vida! De qualquer forma, elas não me impedem de estar com meus amigos, só não me peçam para colocar foto do tal polvo… não rola…mesmo!
Não sei se já escrevi sobre Jesus ou não, afinal faz tempo que estamos caminhando e são tantos detalhes que não sei o que já contei sobre ele. O meu desejo de compartilhar este caminho com vocês é muito grande, mas nem sempre consigo contar tudo, afinal foram muitos dias extremamente intensos! De qualquer forma, é imprescindível mencionar a importância de Jesus nesse Caminho.
Jesus é um espanhol muito querido, que mora em Alicante, e que com sua simpatia, bom humor e histórias fantásticas sobre o Caminho, reuniu um grupo de pessoas ao seu redor. Ele é dessas pessoas com um coração enorme, magnéticas, que atraem e agradam a todos! Ele começou o Caminho com Arunas, mas a partir dai, foi agregando todos ao redor deles.
Para mim, ele foi o principal elo de ligação entre todas estas pessoas diferentes. E, graças a sua energia e alegria, mesmo após um longo dia de caminhada, e após o jantar, ainda tivemos animo de sair para andar pela cidade e parar num barzinho para beber, cantar e celebrar!
E foi uma noite especialmente divertida, na qual, brasileiros, espanhóis, franceses e italianos cantaram musicas nos seus respectivos idiomas! E voltaram para o albergue todos abraçados celebrando a vida e cantando, né Jesus, Wagner e Teo?!
“Jesus es um buen compañero, Wagner é um bom companheiro, Teo é um bom companheirooooooooooooo… Y siempre lo será! Ninguém pode negar! Ninguém pode negar!”
Buen Camino!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário