Bom dia!!!
Saímos com o dia clareando, excepcionalmente todos juntos e caminhamos a primeira parte do dia juntos também. Nos últimos dias, eu tinha caminhado mais na companhia de Gustavo que estava mais em sintonia com meus horários e ritmo, e alguns dias Arunas caminhou com a gente também. Apesar disso, o grupo se encontrava sempre, seja pelo caminho ou nos albergues onde passávamos as noites.
Acho que o desafio do Caminho (e da vida também) é esse: aprender a estar sozinho e aprender a estar junto dependendo do momento, da situação... É caminhar ouvindo o próprio ritmo, a respiração, o coração e os sinais, e caminhar ora sozinho ou ao lado de pessoas que estejam na mesma sintonia. Sem forçar a si mesmo ou aos outros… Respeito e autorespeito! Estou aprendendo ainda…
Nesse dia supostamente atingimos a distância de 100km de Santiago, duas vezes, em dois locais diferentes!!! As setas amarelas indicando o caminho sempre estão lá, mas a distância referenciada nas placas, nem sempre é verdadeira…quem saberia dizer ao certo!?
Nesse dia, se bem me lembro, Andrea estava se recuperando pois não tinha se sentindo bem nos dias anteriores e Wagner tinha também passado mal na noite anterior. Fiquei preocupada com eles, lembrei-me de quando fiquei doente e estava sozinha. Que bom que neste momento eles tinham tantas pessoas por perto. Seria o final do Caminho se aproximando que estava mexendo com eles ainda mais???
E, por falar em não sentir-se bem, durante o caminho tive a oportunidade de aplicar Reiki na Andréa e no Gustavo, seguindo o conselho daquele peregrino que encontrei no dia da passagem pela Cruz de Ferro. Foi uma oportunidade legal e reacendeu em mim a vontade de me aproximar de novo dessa energia tão linda e poderosa que é o Reiki e que mudou tanto a minha vida… planos para minha volta ao Brasil??
Quem sabe…. naquele momento entreguei a pergunta ao universo…
O dia estava nublado, cheio de nuvens, garoou um pouco, mas um lindo arco-íris surgiu no nosso Caminho!!!
Estávamos juntos, mas cada um no seu ritmo, cada um parando quando sentia necessidade de comer ou descansar…
Depois de 17km de caminhada, eu, Arunas, Gustavo e Teo paramos um tempo em Portomarin para comer, beber e descansar antes de prosseguir. Lembro muito bem do restaurante onde paramos, da igreja, mas não tenho fotos de Portomarin! Acho que quando comecei a me aproximar do final do caminho fiquei mais descuidada em relação as fotos! As fotos que coloquei a seguir são copiadas dos meus amigos peregrinos!
Após Portomarin, o grupo se dividiu. A maioria foi direto para Gonzar e ficaram num albergue lá. Eu e Gustavo passamos em Gonzar para ver se Wagner estava melhor (eu estava preocupada com meu amigo gaúcho), e daí seguimos um pouco mais, até Hospital de la Cruz completando 27,5km neste vigésimo sexto dia no caminho.
Em determinado momento da caminhada, estávamos nos dois andando ao lado da estrada, num terreno super plano e Gustavo me disse que as vezes não sabia se aquilo tudo era verdade ou era um sonho, que a paisagem parecia um quadro, uma pintura, e eu sentia o mesmo.
Tinha um casal de bicigrinos empurrando suas bicicletas na estrada o que também não era normal de ser visto em terrenos planos, apenas em subidas, e Gustavo disse que pensou em pedir que eu o beliscasse para saber se vivia um sonho ou se era real, mas ao invés disso, decidiu puxar conversa com os tais bicigrinos e se eles respondessem, significaria que aquilo não seria um sonho, seria realidade!
Conversamos com eles brevemente, mas daí eu coloquei outra duvida para o Gustavo: em sonhos os personagens também falam não é mesmo??? Sonho ou realidade???
Dia de caminhada forte para quem está perto do fim… incrível como encontramos energia dentro da gente para prosseguir… o caminho é mesmo mágico!
A foto acima tirei especialmente em homenagem ao meu pai, porque as hortênsias me lembram ele! Embora viaje muito sozinha, minha família de sangue e também meus amigos sempre estão comigo! Lembro deles em cada paisagem bonita que vejo, em cada situação que vivo… sinto saudades de todos e sempre grande vontade de compartilhar! E um dos objetivos do blog é esse! Ter todos perto de mim!!!
Buen Camino!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário