Boa noite!
Terça-feira passada, dia 09/09/2014 finalizei o Curso de Formação em Danças Circulares Sagradas com a maravilhosa focalizadora e mestra Renata Ramos.
Iniciei o curso através do Módulo de Iniciantes , direcionado para pessoas que, como eu, não tinham experiência em DCS anteriormente. Era um grupo bem grande e heterogêneo e dançamos muito durante todo aquele sábado, dia 08 de fevereiro de 2014, dia em que fiz 40 anos!
Poderia eu querer melhor presente que comemorar meus 40 anos dançando o dia todo???!!!
Em março, se formou o grupo que faria a Formação em Danças Circulares Sagradas (DCS) e éramos 20 mulheres! Vinte mulheres bem diferentes, com histórias de vida diversas, diferentes profissões, mas com uma mesma paixão: a dança!
Todas nós, dispostas a nos encontramos um final de semana por mês, durante 7 meses, e sermos guiadas pela mestra Renata Ramos nesse caminho pelo mundo das DCS!
Acredito que nenhuma de nós imaginava o que nos esperava de verdade!
De fevereiro para cá foram 7 meses de muita dança e descobertas, de leituras e exploração do corpo, do ritmo, de si, momentos de alegria e fortes emoções, de aprendizado e do nascimento de novas amizades, de muita musica boa e de conexão com o sagrado, de aventura e reflexão profunda, de aceitação e auto-superação, e de muita gratidão e crescimento!
Aprendi mais sobre eu mesma, sobre o outro e sobre o grupo. Percorri a história das Danças Circulares e fui apresentada a tantos mestres e coreógrafos incríveis! Trabalhei meu ritmo interno, o ritmo do outro, o ritmo do grupo e até me arrisquei numa roda de tambores…
Dançamos os Florais de Bach, aprendemos sobre numerologia, autoconhecimento e muita cooperação, e dançamos muitas musicas tradicionais e contemporâneas. Viajamos pelo mundo, pela história e pelo tempo através de tantas danças…
Foram muitas conversas e trocas, e-mails e mensagens no face, e muitos almoços deliciosos juntas…
Terminamos o curso em 18 mulheres… e a Renata:
Irmãs unidas pela força e pelo encantamento das Danças Circulares Sagradas e pelo respeito e exemplo de pessoa que a Renata Ramos é!
Para finalizar o curso, ao invés de um simples final de semana, foram 5 dias de imersão juntas no mundo da danças, imersão que aconteceu num lindo sítio aqui mesmo em São Paulo.
Foram cinco dias nos quais, apesar de eu não poder dançar fisicamente nenhuma dança por estar imobilizada, dancei muito com os olhos e com o meu coração! Ah! E como dancei…
Em alguns momentos, me senti sim muito triste por não poder dançar, por ter dor, mas também me senti extremamente amada e acolhida por todas e feliz de estra lá!
E, …, eu não poderia deixar de registrar, nesse blog que me acompanha em tantas viagens e reflexões, este momento tão singular: essa viagem simbólica pelo mundo através das DCS!!!
E, pelo o que eu sinto, as danças circulares renderão ainda muitas descobertas , viagens e reflexões, como esta postagem, que hoje dá origem à um novo marcados no meu blog!
Chegou a hora de finalizar esta postagem e agradecer, e a gratidão é infinita :
- ao SESC pela oportunidade ,
- à Janaina por ter me apresentado o mundo das DCS e plantado uma sementinha,
- à mestra Renata Ramos pelo exemplo de pessoa que é e pela seriedade e amor com que ensina as DCS,
- e à cada uma das minhas irmãs circulares: Dê, Ana Flores, Kátia, Kitty, Liz, Mariana, Wal, Gi, Lú, Luci, Sandra, Lucia, Suely, Maura, Patty, Elfriede e Gina!
Espero estarmos para sempre unidas pela cola universal!!! :)
Namaste!
Thais
2 comentários:
Parabéns,querida! E gratidão por compartilhar a jornada! Foi uma honra.
Gi querida, gratidão à todas vocês!
Nossa jornada está apenas começando! Bora dançar muuuito ainda!!!
Namaste
Tha
Postar um comentário