Bom dia!!!
Chegar em Santiago de Compostela foi uma maneira de recomeçar, de renovar as esperanças, de fortalecer a fé em mim mesma, na vida, nas pessoas e em Deus (Deus no sentido amplo da palavra, no sentido da energia que cria, mantém e move o universo!)!
A simbologia do Caminho é infinita e o significado de chegar também!
Chegamos! E chegamos cedo!!!
Choramos! Celebramos! Agradecemos!
E fomos buscar nossa Compostela, antes mesmo de irmos a missa…
A Compostela é um certificado dado ao peregrino mediante a apresentação da credencial do peregrino!
A credencial registra os albergues onde dormimos e alguns lugares por onde passamos (igrejas, bares, alguns vilarejos, etc) e a Compostela prova que você fez o Caminho! Eu precisei de duas credenciais para colocar todos os carimbos dos lugares onde passei!!!
De posse da nossa Compostela fomos todos então à famosa missa dos peregrinos ao meio dia na Catedral.
Além deles mencionarem os peregrinos na missa, e ser um momento ritualístico de finalização do Caminho, a missa é famosa pelo “bota fumeiro”! Um incensário gigante que balança sobre nossas cabeças em determinado momento da missa!
É uma cerimônia muito bonita! Mas, para mim, foi mais um momento de ritualização do Caminho e de celebração da meta alcançada, do que realmente de introspecção, oração e conexão com Deus.
Depois da missa, fomos conhecer a cripta onde estão os ossos de Tiago, apostolo de Cristo!
Outro ritual comum na Catedral é abraçar uma imagem enorme de Santiago que fica em cima do altar. Infelizmente não é permitido tirar fotos e minhas fotos de longe não ficaram muito boas, mas dá pra ter uma ideia do local onde fica a imagem do Santo…
Sobre abraçar o Santo, embora não seja permitido fotografar tal momento, alguns sortudos fotografaram, e eu precisava colocar as fotos deles aqui. Mauricio e Gustavo chegaram um dia depois de mim, chegaram bem cedo, com a catedral vazia e tiraram fotos espetaculares deste abraço:
E, por falar nisso, é importante mencionar que se possível o peregrino deveria ficar em Santiago de Compostela alguns dias. Porque além da emoção de chegar lá, e de rever e ser recebido pelos amigos feitos no Caminho que chegaram antes de você, é também muito emocionante rever os peregrinos que ficaram para trás chegarem e recebe-los!!! É uma festa diferente a cada dia!!!
Nosso grupo maior foi recebido pelo Sergio do Rio de Janeiro, que chegou um dia antes. E, no segundo dia em Santiago, nós recebemos Gustavo e Mauricio (que dormiram no Cebreiro e por isso chegaram um dia depois)!
E reencontramos também Otávio e Célia, de São Paulo, que eu não encontrava há algum tempo no caminho. Nesse dia, revi ainda a Tania, querida peregrina de Porto Alegre com seus amigos de Santa Catarina!
Nosso grupo de brasileiros tinham ainda Atila e Américo, dois peregrinos super queridos! Tinham também Elias e Hildeberto, enfim muitos brasileiros partindo e chegando à Santiago, além dos nossos amigos espanhóis e italianos. Cada dia lá é uma festa! Cada dia lá é feito de reencontros e despedidas! Mas não quero falar de despedidas ainda…
No terceiro dia reencontramos David, e conhecemos sua linda esposa, a Sônia, que não fez o Caminho, mas foi até Santiago para recebe-lo!!! Um casal espetacular!
E, mesmo com o clima ruim, eu não me cansava de caminhar pelas ruas de Santiago, e tirar fotos quando a chuva deixava! Estar lá, parecia um sonho,…, e era um sonho! Um sonho realizado!!!
E celebramos cada dia juntos lá com muita alegria e gratidão, mas também com alguma dor, porque todo peregrino que fica mais tempo em Santiago também se despede daquele peregrino que parte primeiro com destino a sua casa. E, cada um que parte leva mesmo um pouco (ou muito!) de nós…
Será que um dia nossos caminhos se encontrarão novamente???
Ah! Nas celebrações, não faltaram as guloseimas de Santiago: Churros e Tarta de Santiago!!!
E nas despedidas não faltaram lágrimas, principalmente na despedida de Jesus…
…
Mas o Caminho de Santiago ainda não tinha terminado… e ele continua na próxima postagem…
Buen Camino!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário