26 de novembro de 2008


Minha experiencia em alguns ashrams na India
Ashram eh uma palavra que deriva do sanscrito "aasharya" e significa protecao. Antigamente, era o nome dado ao lugar onde os sabios viviam em paz; um lugar isolado no meio da natureza. Atualmente, o termo ashram assume diversos significados, mas normalmente eh usado para designar uma comunidade formada intencionalmente e que tem metas em comum. Promover o aprendizado de um conhecimento especifico, proporcionar evolucao espiritual dos seus membros, oferecer descanso e paz aos moradores, sao alguns dos objetivos almejados.
Tradicionalmente os ashrams situavam-se longe das grandes cidades, em florestas ou montanhas, mas hoje em dia podemos encontra-los tambem inseridos nos centros urbanos. VIver num ashram implica submeter-se as regras e rotinas deste, e isso nem sempre eh uma experiencia muito facil. Seguir os horarios significa acordar TODOS os dias entre 4 e 4:30 da manha, com o ceu completamente escuro, e dirigir-se as primeiras praticas matinais que diferem de um ashram para outro. Podem ser pujas, sessoes de mantras, pratica de kriyas, asanas ou pranayamas, meditacao, etc..
Sao servidos tres refeicoes diarias. O café da manha, por volta das 7:30, eh bem diferente daquele que estamos habituados. Eles servem arroz com dahl (um tipo de lentilha), ou um arroz apimentado, com amendoim e outras ervas. Apos o café, assim como durante todo o dia, sao oferecidas mais aulas sobre diversos temas: Sanscrito, Vedanta, cultura Indiana, filosofia, yoga e suas diferentes formas de manifestacao, etc.. A programacao noturna eh a mais variada e nao segue uma rotina especifica. Sao realizadas: satsang (sessoes de perguntas e respostas) bhajans (sessoes de cantos devocionais), meditacoes especiais, palestras, pecas teatrais, apresentacoes musicais ou mesmo de danca classica indiana. O dia termina por volta das 22h.
Retomando agora o significado da palavra ashram e aqueles outros que ela vem assumindo ao longo dos tempos, podemos afirmar que um ashram contem sim todas estas caracteristicas ao mesmo tempo: Eh um lugar que de alguma forma te “isola” do mundo la fora e te oferece protecao e os meios de suprir suas necessidades basicas. Eh uma otima oportunidade para quem busca a aquisicao de novos conhecimentos, proporcionando a evolucao intelectual e espiritual dos estudantes, num ambiente de paz, rodeado pela natureza.
Entretanto, para usufruir de tudo isso, eh preciso muita forca de vontade e disciplina, principalmente para adaptar-se `as poucas horas de sono e descanso, `a comida apimentada, e `a rotina que segue de segunda a segunda, sem mudancas mesmo nos fins de semana.Viver num ashram eh uma experiencia diferente, profunda, intensa e unica
.
Thais Adriana Cavalari

Um comentário:

Espaço Infantil Corrente do Bem disse...

Thaís querida. Minha irmã de coração, a disciplina espiritual é que eleva realmente a a alma ou essência. A sua, pela sensibilidade, ideal e força de vontade e com essas experiências subirão mais um pouquinho pra mais perto de Deus! Não se condene, não se culpe por querer mais e mais e parecer não estar alcançando ... é assim mesmo... a mente não deve se inteirar das coisas do coração! Me permita, as vezes voar com você, pelo menos em sonho! Um abraço carinhoso de seu amigo irmão! Saulo