15 de setembro de 2014

Sobre Saucha…

É o primeiro dos Nyamas (DEVERES/OBRIGAÇÕES).

cachoeira

SAUCHA refere-se a pureza, limpeza, purificação. Refere-se tanto a limpeza interior quanto exterior, pureza no coração, na mente e no corpo, pureza em pensamento, palavra e ação.

A purificação do yogi inclui:

  • alimentação saudável através do controle dos sentidos (alimentar-se com sabedoria e com alimentos ricos em prana);
  • Kryas ou exercícios de purificação (como a lavagem dos olhos, da língua, das vias respiratórias, do aparelho digestivo, excretor, etc.);
  • asanas, bandhas, mudras e pranayamas (que ajudam a eliminar as toxinas do corpo);
  • higiene pessoal (banho, escovar os dentes, etc.);
  • limpeza do ambiente em que se vive, etc.

Acredita-se que um organismo poluído por hábitos impróprios, gera comportamentos e pensamentos que dificultam a prática da meditação. Por exemplo, podemos intoxicar o corpo através daquilo que ingerimos e a mente através daquilo que lemos, vemos e ouvimos.

Com o que você tem alimentado?

Praticar saucha é então buscar atingir um estado de pureza, porque as impurezas atuam como um obstáculo à meditação. De acordo com as Upanishads, aquele cuja mente se torna pura, entra em contato consigo mesmo e é capaz de sentir uma alegria que não podemos descrever com palavras.

Ainda, em relação à prática de yoga, os mantras representam os exercícios de purificação das palavras e pensamentos. Praticar saucha significa buscar uma mente calma e limpa, tentando amenizar a ação de fatores externos e internos que nos intoxicam.

No Yoga Sutra II-41 de Patanjali está escrito:

“SATTVASHUDDHI- SAUMANASYAIKAGRYENDRIYA– JAYATMA-DARSHANA-YOGYATVANI CHA”

“Da pureza mental (surge) pureza de sattva, disposição ao contentamento, unidirecionalidade, controle dos sentidos e aptidão para a visão do eu”.

Namaste!

Thais

Nenhum comentário: