14 de setembro de 2014

Sobre Aparigraha…

Aparigraha significa não-cobiçar, não-possessividade, não-apego, e pode ser entendido como o abandono do sentimento de posse e da ansiedade envolvida na conquista e preservação dos bens materiais. É a busca por uma vida de simplicidade, o que não significa que seja contra posses, e sim contra o sentimento de posse e a escravidão aos bens materiais. A idéia é não desperdiçar o tempo buscando coisas supérfluas e viver com um consumo mínimo, porque administrar muitas posses cria vínculos que nos atam mental e materialmente, deixando-nos escravo dos objetos e compromissos. Nos dias de hoje, aparigraha pode ser compreendido como um estilo de vida que apoiado na sustentabilidade ambiental e no uso consciente do dinheiro, discernindo entre o desejo de consumo e a real necessidade. Além disso, praticar aparigraha é buscar a libertação também do sentimento de posse em relação a pessoas! Praticar o desapego!

Existe uma história que fala de um rei que vivia muito angustiado e descobriu que esta sensação vinha da sua forte ligação com os bens materiais, do medo de perdê-los. O rei livrou-se então dos bens, e saiu errante pelo mundo, feliz, apenas com a roupa do corpo. Certo dia, chegou perto de um lago, viu uma árvore caída e resolveu que iria ficar por ali. Passados alguns dias estava muito feliz com aquele local e entrou para nadar no lago. De repente, viu um viajante sentar-se sobre o tronco da árvore. Saiu da água correndo, e furioso disse: “este tronco é meu, saia já daí!”

abraço

Nem sempre o caminho para uma vida de simplicidade nos conduz ao desapego, e sim o entendimento que podemos usufruir de tudo, sem nos apegar a nada!

No Yoga Sutra II-39 de Pantajali está escrito “APARIGRAHA- STHAIRYE JANMA – KATHAMTA-SAMBODHAH”:

 “Quando ele (o yogi) se estabelece na não possessividade, adquire o conhecimento do porquê do nascimento”.

Namaste!

Thais

Nenhum comentário: