19 de junho de 2014

Me despedindo do Caminho de Santiago…

Olá!!!

Foram quase 30 dias caminhando e quase 9 meses escrevendo sobre tais dias na Espanha! Que aventura foi essa a nossa, né!

The Way 1116

Nem tudo que foi vivido foi contado. Primeiro porque nem tudo que vivemos pode ser traduzido em palavras, mas também porque embora o Caminho acabe, ele nunca termina…

Como conseguiria eu escrever sobre tudo então?

De qualquer maneira, espero que eu tenha conseguido compartilhar um pouco da experiência maravilhosa que foi percorrer os passos de Santiago rumo à Compostela. Não tentei transformar o Caminho nem em mais e nem em menos do que ele realmente foi para mim! Tentei mostrar minha verdade sobre ele, com minhas dores e minhas alegrias, com minhas duvidas e minhas sensações ao caminhar os 819km que ligam Saint  Jean Pied du Port à Santiago de Compostela!

E antes de mais nada, gostaria de agradecer a companhia de todos vocês! Dos amigos peregrinos que fiz no caminho: Ronaldo (EUA), Ursula (Alemanha), Krasimir (Bulgária), David (Alemanha), Tsubasa (Japão), Livia (Hungria),  Taylor (EUA), Luca (Itália), Jesus, Marta e Jordi (Espanha), e de todos brasileiros: Wag, Graciela e Eder, Mauricio, David e Sonia, Andréa, Teo,  Gustavo, Arunas, Américo, Atila, Sergio, Cristina, Inácio e Célia, Tania, Elias, Hildeberto, etc. Aprendi muito com cada um de vocês e todos nós, formamos uma grande família lá que se mantem unida apesar da distancia física! Los hermanos del camino!!! Gratidão!!! E também de agradecer a todos leitores do blog e amigos que fizeram o Caminho acompanhando as postagens, comentando-as, me fazendo perguntas, acolhendo cada novo dia, cada nova história! Contar sobre o Caminho só fez sentido porque vocês estavam caminhando comigo! Gratidão!!!

eu

E, para finalizar as postagens sobre o Caminho, tenho algumas sugestões objetivas e subjetivas para futuros peregrinos. Peço ainda que meus amigos peregrinos, que fizeram este caminho comigo ou que já fizeram o Caminho em outra ocasião, sintam-se convidados a darem suas opiniões, deixando um comentário nessa postagem (porque nem todos leitores tem facebook, ok?!). Tudo que puder ajudar um novo peregrino é muito bem vindo! E aqui estão algumas das minhas sugestões:

  • Vá com tempo para caminhar no ritmo do seu coração e não num ritmo imposto pela mente, por cronogramas externos ou obrigações temporais! Não programe tudo, sinta o Caminho e caminhe em sintonia com teu corpo e com tua alma! Alegre
  • Se não tiver tempo suficiente para fazer o Caminho todo, vá fazendo em partes, ou comece mais adiante, mas não apresse os passos e nem deixe de fazer porque não tem os mesmo 30 dias que eu tive para caminhar! Caminhe 10 dias, mas caminhe! É inesquecível!
  • Se puder, se prepare bem fisicamente para sentir menos dores no Caminho! São muitos quilômetros de caminhada por dia portanto é esperado que haja dor, mas com bom preparo físico a dor pode ser amenizada!
  • Faça caminhadas longas com a mochila que você vai levar, e também com as roupas, meias e calçado!
  • leve na mochila apenas o essencial, respeitar a orientação de carregar no máximo 10% do seu próprio peso na mochila é altamente recomendável!
  • Leve um guia leve sobre o Caminho! Smiley piscando
  • se possível invista em botas ou tênis confortáveis e seguros ou vá com um tênis que você esteja habituado a andar muito! Andar com bolhas realmente incomoda, se puder evita-las é melhor, se não puder, tem um remédio na Espanha que parece um band aid siliconado (não lembro o nome, mas todo mundo conhece) e é muito útil, mas é caro!
  • não tenha vergonha de usar os sticks ou cajados! Eles são muito uteis. Pode até compra-los por lá mesmo porque são mais baratos!
  • esteja aberto ao novo!
  • fique atento aos sinais!
  • se pretende caminhar de manha bem cedo, leve uma lanterna de boa qualidade. Se puder uma daquelas que a gente coloca na cabeça (headlamp) e deixam suas mãos livres para os sticks ou cajados!
  • leve um pequeno caderno e tire um tempo todo dia para anotar coisas sobre o seu dia no Caminho. É muito legal reler as anotações depois!
  • aprenda um pouco de espanhol, de inglês, ou de outras línguas para se comunicar melhor com os peregrinos do mundo que você encontrará no Caminho! Vale a pena!
  • Tente aceitar tua dor e tenha certeza que em algum momento ela irá embora!
  • Caminhe em silêncio, caminhe sozinho, caminhe em grupo, caminhe conversando, caminhe ouvindo musica, caminhe cantando, caminhe de todas as maneiras possíveis! Não há regras externas, abandone ideias pré-concebidas!  conecte-se consigo mesmo e faça o seu caminho! Cada caminho é único, mas no final você descobrirá que o caminho é um só…

Somos todos peregrinos nessa vida!!!

Buen Camino!!!

Namaste

Thais

183624_453511131359663_29073392_n

3 comentários:

Flanador disse...

Perfeito seu blog Thais! Tive o prazer de lê-lo do início ao fim e que final! Esse seu último post veio com muita energia, fé e com a sensação que faremos outros caminhos. Sim, porque tive o prazer de conhecê-la e caminhar junto. Que alegria! E que tantas dicas boas para os inúmeros futuros peregrinos que vão ler suas (e nossas também) aventuras pelo mágico caminho de Santiago de Compostela. Bjos e parabéns!

thais disse...

Gratidão por seu carinho Gustavo!! Tenho muito que te agradecer por sua companhia no Caminho físico e no Caminho da palavras!!! Você foi um dos meus leitores mais fiéis e que sempre me incentivou a continuar escrevendo! E ter companhia e incentivo, é muito importante qualquer que seja o Caminho!!!
E bora continuar a caminhar, né!? Bjo grande, namaste

Flanador disse...

Como certeza Thais, vamos continuar a caminhar. Santiago continua muito presente na minha vida e tenho certeza que farei o caminho novamente. Tenho muita a aprender ainda no caminho e na vida. Beijo e buen camino peregrina!