3 de julho de 2014

Sobre Asteya (não roubar)

Asteya-blog

Steya significa roubar, asteya é o oposto, ou seja, não roubar, ou ainda, não cobiçar ou invejar bens ou conquistas do outro. Significa que não devemos pegar nada que não nos pertence, ou tirar vantagem de quem nos confia algo. Diz a filosofia que observar asteya faz com que obtenhamos sem esforço, tesouros de todo tipo.

Mas não é apenas isso! Pretende eliminar totalmente o impulso de roubar ou apoderar-se não só de objetos, como também de ideias, de pessoas, do tempo das pessoas, não invadindo o espaço do outro. Além disso, deve-se obter e usar somente o necessário, evitando o supérfluo, porque qualquer tipo de acúmulo é considerado roubo. Gandhi dizia que “Todo aquele que possui coisas que não precisa é um ladrão”. Daí a sugestão do yoga de se viver de acordo com uma ética de simplicidade (com apenas o necessário). Na prática de asanas significa não economizar na realização das posturas, com medo, por exemplo, de que não haja energia suficiente para executá-la, porque cada postura fornece a energia necessária para si mesma, e nós, apenas precisamos nos entregar para a prática.

Devemos estar atentos a asteya para nos libertar da “crise da escassez” (eu não tenho, eu não consigo, etc...), o que acaba por gerar um sentimento de falta de abundância. De acordo com yoga, devemos acreditar na abundância, na plenitude e assim criá-las na nossa vida! No Yoga Sutra II-37 de Pantajali (Henriques, 1990)  está escrito:

“Estando (o yogui) firmemente estabelecido na honestidade, todas as espécies de gemas (tesouros) apresentam-se”.

Namaste!

Thais

Nenhum comentário: