12 de junho de 2014

Caminho de Santiago: Os 20km finais…

Bom dia!!!

Nosso destino se aproximava. Uma mistura de ansiedade, frio na barriga, alegria e tristeza. O caminho chegaria ao fim, mas ele nunca terminaria. Ele estava muito vivo e assim permaneceria…eu tinha certeza!

Decidi  que queria chegar a Santiago com meus amigos. Queria estar com eles e compartilhar o momento da chegada! Então, acordei as 4h30 da manhã para caminhar com eles! Saímos cedo porque a ideia era assistir a missa dos peregrinos na catedral de Compostela ao meio dia!!!

E, seguimos juntos no escuro e sob uma chuva mega forte numa floresta fechada, com barro, sapos, iguanas e outros animais que não devo ter visto por causa da escuridão… Se existe um ditado que diz que “antes da luz, vem a escuridão” ou ainda que “depois da tempestade vem a bonança”, nesse dia tais ditados se fizeram presente! E confesso que tive medo!

Não tenho foto deste primeiro trecho porque estava escuro e chovendo! Andamos 2h30 até nossa primeira parada num pequeno vilarejo (que não lembro o nome) onde paramos para tomar café da manhã! Copiei três fotos do Wagner de quando já estávamos chegando nesse vilarejo, que dão ideia do clima do dia…

The Way iPhone 202

The Way iPhone 207

The Way iPhone 205

Paramos para tomar café da manha, e descansarmos um pouco…

caminho de santiago cel 571

caminho de santiago cel 569

E apesar do escuro e da chuva, neste dia também tinham borboletas no Caminho, hehehe. Bem, no banheiro do Caminho!!! O importante é manter o bom humor, e a fé nos sinais, apesar da chuva!!! Alegre

DSCN2825

Conversei muito com Wagner durante parte deste trecho. Wagner tinha começado o Caminho comigo e também terminaria comigo! Que loucura nosso encontro nesse Caminho e que bela amizade nasceu! Falamos sobre as lições que o caminho trouxe para nós, sobre nossos planos pessoais, sobre a vida… O Caminho me presenteou com  amigos muito especiais, seres de luz!

caminho de santiago cel 576

E seguindo,… a chuva deu uma trégua quando estávamos chegando no Monte do Gozo, 15km depois que partimos! Oportunidade de tirar algumas fotos para registrar o momento!

caminho de santiago cel 575

caminho de santiago cel 578

DSCN2826

DSCN2829

DSCN2833

DSCN2835

DSCN2837

DSCN2842

DSCN2845

O Monte do Gozo também é um local importante do Caminho. Fica há apenas 5km de Santiago e grande parte dos peregrinos dormem lá, para chegarem de manhã bem cedo em Santiago. Minha ideia primeira, quando comecei o Caminho, era de dormir lá também, mas neste dia, não fez sentido ficar… eu queria  chegar a Santiago com os outros peregrinos!, então, após a parada para fotos, seguimos em direção a Santiago…

Chuva, choro, silêncio, gratidão…

Desci o Monte do Gozo chorando… um choro de vida!!!

Ao escrever fiquei tentando me lembrar como era esse choro, se era de alegria ou tristeza, de prazer ou de dor, e penso que este choro se assemelha ao choro do bebê na hora que ele nasce, é um choro de nascimento, de estou vivo enfim. Choro de vida!

DSCN2846

DSCN2847

Entramos na cidade, ainda seguindo as placas que apontavam para Catedral. É uma caminhada e tanto dentro da cidade até a Catedral e combinamos de não olhar para a igreja até que estivéssemos todos juntos no meio da praça e abraçados… e seguimos cantando pelas ruas de Santiago de Compostela… emocionados, felizes,  e em alguns momentos cantado abraçados…

DSCN2851

DSCN2854

DSCN2856

DSCN2858

DSCN2859

Vídeo feito pelo Wagner pouco antes de chegarmos à Catedral em Santiago de Compostela…

 

Não há fotos do momento em que chegamos na praça da Catedral e olhamos pra ela, e tampouco existem palavras que descrevam tal momento…

Emoção sem fim! Mistura de sentimentos! Explosão de sensações!

Sentimento de gratidão, choro de alegria, sensação de missão cumprida, paz interna, plenitude, amor à vida, amizade, esperança, autoconfiança …, coração batendo muito forte e a alma iluminada!!!

Completamos 819km! ANDAMOS COM NOSSOS PÉS 819Km!!! Alegre

Consegui! Consegui!! Conseguimos!!!

eu

547059_650772484955022_2004016357_n

1376427_10200719982221173_1483020204_n

1185035_10201265121327674_855234083_n

Foi emocionante! E, continua sendo emocionante ao escrever!

Apreciem este momento comigo, viajem comigo para lá e contarei sobre a Santiago no próximo post…

Buen Camino!!!

Nenhum comentário: