29 de março de 2011

Indicação de livro:


Nome do livro:
APRENDA A VIVER COM OS ÍNDIOS
de Moysés Paciornik.
Ed. Espaço e Tempo Ltda; Rio de Janeiro, 1987.
Acabei de ler um livro super interessante que ganhei da Lorena e não resisti a vontade de fazer um pequeno apanhado das idéias que mais me chamaram a atenção e compartilhá-las com vocês.
O livro, “Aprenda a viver com os índios”, foi escrito pelo médico Moysés Paciornik, e, entre outras coisas, trata das vantagens do parto de cócoras e outros hábitos dos índios quando comparados com nossos hábitos e problemas de saúde que são provenientes destes hábitos. Após comparar as índias com as “civilizadas” e também as índias com índias já civilizadas detecta benefícios importantes que advêm do hábito de permanecer agachado, tanto para mulheres, como também para os homens.
Escreve que a criação de condições de vida mais cômodas, acaba por diminuir a necessidade de esforço físico assim faz declinar a força orgânica, com enfraquecimento geral progressivo do corpo. Após a realização de suas pesquisas ele enumera muitos dos benefícios do agachamento (posição de cócoras), dentre eles, destaco alguns:
  • Mais sangue para a oxigenação pulmonar e nutrição os órgãos nobres, cérebro, coração e sistema endócrino;
  • Diminui dispnéia e palpitação;
  • Melhora raciocínio por melhor nutrição dos centros nervosos;
  • Melhora da acuidade e clareza visual;
  • Melhores condições do estado genital, melhora do tônus e aumento da pressão vaginal; maior irrigação dos ovários e testículos, melhor desempenho sexual, maior produção hormonal e menor incidência de constipação;
  • Aumento da autoconfiança, menor incidência de depressão;
  • Manutenção da musculatura corporal ativada (ao contrário da cadeira);
  • Prevenção de cabelos brancos, calvície, rugas na face e pescoço;
  • Ausência de hérnias e prevenção de dores na coluna;
  • Ausência de hemorróidas;
  • Menor cansaço;
  • Menor incidência de varizes;
  • Menor incidência de incontinência urinária;
  • Produção de sensação de calma e bem estar pela maior nutrição cerebral;
Assegura que “É o segredo da Ioga e de todas as técnicas orientas de meditação, concentração, que, sem se apercebam, adotam o acocoramento ou o sentar-se sobre as pernas cruzadas, como parte essencial do seu programa” (p.19). E mais: “A explicação ajusta-se e faz entender os propalados efeitos das práticas religiosas orientais de prosternação maometana e bramânica; o sentar-se ao solo, na posição de lótus, para a meditação, o balançar, flexionar e deflexionar do tronco dos judeus, práticas que favorecem maior aporte hemático e melhor nutrição encefálica” (p.141). “A mesma explicação vale para os exercícios que tem no agachamento suas principais características. Seicho-no-iê, ioga...” (p. 141).
O autor afirma ainda que o homem fala demais, fala o que não deve, come demais e come o que não deve, ou seja, morre pela boca. Traz conselhos obre alimentação e alerta que se deve evitar os três pós brancos: açúcar refinado, farinha branca e sal; e também gordura animal. Alerta ainda para outros de nossos hábitos civilizados., pois além de colocar a cadeira e o sofá como grandes vilões da civilização por enfraquecerem toda musculatura do corpo, causando desde problemas na coluna até prisões de ventre, aponta também para hábitos de higiene pessoal: “vasos sanitários altos, altas “patentes”, frutos da acomodação e preguiça humana, provado, sabido, aceito: são anti-fisiológicos, anti-higiênicos, perigosos, não prestam!” (p. 168), concluindo que o uso de vasos sanitários no chão, como fazem os índios, os caipiras, os hindus e muitas civilizações são muito mais adequados a nossa saúde.
Era isso que eu gostaria de compartilhar!
Namastê!
Thais

Nenhum comentário: