12 de julho de 2008

Trechos do livro Mulheres que correm com os lobos de Clarissa P. Estés

"Uma noite, quatro rabinos foram visitados por um anjo que os despertou e levou-os à Sétima Abóbada do Sétimo Céu. Lá, eles contemplaram a Sagrada Roda de Ezequiel.Em alguma parte da descida de Pardes, o Paraíso, para a Terra, tendo visto tal esplendor um rabino perdeu a razão e vagou babando e espumando até o fim dos seus dias. O segundo rabino era extremamente cínico: "Oh, eu apenas sonhei com a Roda de Ezequiel, foi isso. Nada aconteceu REALMENTE." O terceiro rabino continuou falando sobre o que tinha visto, pois estava completamente obcecado. Ele não conseguia parar de falar em como tudo havia sido construído e o que tudo aquilo significava... e nesse caminho ele se perdeu e traiu sua fé. O quarto rabino, que era um poeta, tomou um papel e um junco e sentou-se perto da janela, escrevendo canção após canção louvando as pombas do crepúsculo, sua filha no berço e todas as estrelas no céu. E ele viveu sua vida melhor do que antes."

"... o contato com o mundo onde residem as Essências faz com que percebamos algo fora do conhecimento normal dos seres humanos e nos preenche com uma sensação de amplitude e grandeza"

"Essa espécie de intelectualização exagerada oculta os modelos da mulher selvagem e a natureza instintiva das mulheres."

"Fazer a pergunta certa é o ponto central da transformação..."

"o que está atrás da porta? O que não é como aparenta ser? O que eu sei no fundo de mim mesma que preferia não saber?...Todas estas perguntas são chaves."

"A intuição é o tesouro da psique da mulher!""Ela só precisa mergulhar e ficar sem saber o que vem depois. É a única atitude que irá recuperar sua natureza intuitiva!"

"Não existe meio que nor permita ir e ficar ao mesmo tempo!"

"É exatamente esse 'excesso de normalidade' que vai nos contaminando até que tenhamso uma vida rotineira e sem vida, sem que isso fosse o que realmente pretendêssemos. Essa situação estimula a negligência com a intuição que, por sua vez, produz a falta de luz na psique."

"É um fenômeno o fato de uma pergunta feita quando a pesoa vai dormir, com a prática, suscitar uma resposta quando a pessoa desperta!"

"...o alimento da psique, também é o medicamento da psique..."

"Assim, essa atitude de deixar morrer, deixar viver, é muito importante. trata-se do ritmo básico e natural que as mulheres devem compreender...e vivenciar!"

"É mais fácil jogar fora a luz e ir dormir."

"Ela ilumina nossos tesouros bem como nossas fraquezas."

"A forma de manter o vinculo com o lado selvagem consiste em nos pergurtarmos exatamente o que desejamos. Essa pergunta é o que separa a semente do estrume. Umas das discirminações mais importantes que podemos fazer nesse sentido é a da diferença entre o que acena para nós de fora e o que chama de dentro de nossa alma."

"Estou com fome de quê?"

"..., até memso a mente mais saudável é suscetível a se desnortear. A lembrança da verdadeura tarefa e sua repetida recordação dentro de nós mesmas, no estilo de um mantra, nos devolverá a consciência.""O que você quer?O que deseja o seu self mais profundo?"

"Num mundo em que os seres humanos tem tanto medo da 'perda', existe um excesso de muralhas protetoras contra o mergulho na numinosidade de outra alma humana"

"É fato que dentro de um único relacionamento amoroso existem muitos finais"

"...cabe a sua alma a tarefa de não ignorar o que veio a tona, de reconhecer o tesouro pelo o que ele for, ..., e de refletir com cuidado a cerca do que fará em seguida"

"... a morte deve participar de todos os relacionamentos amorosos."

"O que morre? As ilusões, as expectativas, a voracidade de querer que tudo seja só lindo..."

"Amar significa ficar com. Significa emergir de um mundo de fantasia para um mundo em que o amor duradouro é possível... Amar significa ficar quando cada célula nos manda fugir"

"Amar os prazeres é fácil. Já amar de verdade exige um herói que consiga controlar o seu próprio medo"
"Como acontece com qualquer mergulho no inconsciente, chega uma hora em que simplesmente torcemos que dê certo, apertamos o nariz e saltamos no abismo."

"Esse estado de sábia inocência é alcançado quando descartamos o cinismo e as atitudes defensivas e voltamos a mergulhar no estado de deslumbramento... É a prática de se olhar com os olhos de um espírito sábio e amoroso, em vez de olhar com os olhos do cão açoitado, da criatura acuada, da boca acima do estômago, do ser humano ferido e irritado."

"As vezes não existem palavras que estimulem a coragem. As vezes é preciso simplesmente mergulhar"

"As lágrimas detêm poder criativo"

"...o amor em sua plenitude é uma série de mortes e renascimentos"

"amar significa abraçar e ao mesmo tempo suportar inúmeros finais e inúmeros recomeços..."

"...se vivermos como respiramos, inspirando e soltando, não podemos errar".

"...o caminho do coração é o caminho da criação"
"... a criação é uma série de nascimentos e mortes. Ela ensina que o excesso de proteção não cria nada, que o egoísmo não cria nada, que se agarrar as coisas e berrar não resulta em nada. Só a soltura, a doação do coração,..., só isso que cria"

Nenhum comentário: