13 de setembro de 2014

Sobre Brahmacharya e etc…

Bom dia queridos alunos!!!

Estou devendo vários textos pra vocês, me perdoem?!

A partir de hoje vou tentar publicar um texto por dia sobre os yamas e nyamas! Alguns deles, já conversamos em sala, outros ainda não, mas será uma forma de estar perto de vocês, mesmo distante fisicamente!

Lembrem-se que meus textos tem a ver com meus estudos, e minhas experiências e é possível que vocês encontrem informações divergentes por ai, ok?

Não quero estar certa, mas apenas compartilhar com vocês aquilo que aprendi e que fez sentido para mim! Se quiserem me escrevam!

23072006_180415

Sobre Brahmacharya:

Esta palavra é composta da raiz "char", que significa mover-se, e a palavra Brahma que significa verdade essencial, e corresponde ao aspecto da trindade hindu responsável pela criação. Podemos entender brahmacharya como um movimento em direção ao essencial, “viver no caminho de Brahma”, com o reconhecimento de que nossa energia de vida é preciosa, e que devemos conservá-la e canalizá-la para nossa jornada de autoconhecimento. É também usado em termos de abstinência sexual (voto de castidade), e nos tempos mais atuais entendemos como o não desvirtuamento da sexualidade, ou seja, o controle da sexualidade desenfreada. Em ambos os casos pretende-se controlar os desejos e não ser controlado por estes, pelos prazeres sensoriais. Busca-se a conservação da energia, para aumentar o potencial energético do yogui, sua vitalidade e sua capacidade de concentração mental. Mais do que a suspensão do sexo, sugere o controle sexual: o domínio deste sentido, e o controle de todos os sentidos. Isso torna o praticante vitalizado, forte e saudável.

Praticar Brahmacharya numa aula de Yoga poderia significar aprender gerar mais energia do que gastar, aprendendo a relaxar os músculos que não são necessários para manter as posturas, utilizando somente aqueles que sustentam os alinhamentos corporais adequados para que a energia vital possa se expandir.

No Yoga Sutra II-38 de Pantajali está escrito:

BRAHMACHARYA- PRATISHTHAYAM VIRYA-LABHAH

“Estando (o yogui) firmemente estabelecido na continência sexual, o vigor é adquirido”.

Namaste

Thais

Nenhum comentário: