20 de maio de 2014

Sobre Ahimsa (não-violência)

Bom dia!!!

Para complementar a aula sobre Ahimsa escrevi um pequeno texto. Espero que ajude!

Ahimsa é um dos Yamas do Ashtanga Yoga (Oito Passos) proposto no Yoga Sutra de Patanjali. Yama significa morte literal, refreamento ou destruição das barreiras que dificultam a consciência yogi. Referem-se às abstenções ou restrições à que o aluno deve se propor para evoluir no caminho do yoga.

Existem cinco Yamas e o primeiro deles é Ahimsa, que se refere à atitude da não violência, isto é, evitar qualquer ação que cause danos e praticar respeito incondicional a todos os seres vivos (homens, animais, plantas). Tal atitude, implica uma postura de não-violência em pensamento, palavra e ação, porque a violência não é só física, mas também mental, emocional, moral, etc.

Vale alertar ainda que violência física, não refere-se apenas a atos de agressão como bater por exemplo, mas também se considera violência física com o próprio corpo: ter hábitos alimentares que causam prejuízos à sua saúde, não proporcionar o tempo adequado de descanso e sono necessário, etc.

É pelo voto de ahimsa, que muitos yogis se tornam vegetarianos.

No Yoga Sutra II-35 de Patanjali (HENRIQUES, 1984, p. 170) está escrito “Ahimsa – pratishthayam tat – samnidhau vairatyagah”: estando (o yogi) firmemente estabelecido na não violência, a hostilidade em (sua) presença deixa de existir.

Sugestão de filme: Ghandi (1982; Direção de Richard Attenborough)

ghandi

Namaste!

Thais

Nenhum comentário: