4 de novembro de 2013

Reflexão da semana para aula de yoga

2013-10-09 11.49.20

Percepção

“Não há para onde irmos, precisamos apenas perceber onde estamos. Se você ficar consciente, repentinamente reconhecerá que você já está lá, exatamente onde estava tentando chegar.

Você nasce como deveria ser – nada precisa ser acrescentado, nada precisa ser aperfeiçoado e nada pode ser aperfeiçoado. Todos os esforços para aperfeiçoar criam mais confusão e nada mais. Quanto mais você tentar se aperfeiçoar, mas estará em dificuldades, porque o próprio esforço vai contra sua realidade. Sua realidade é como deveria ser, não há necessidade de aperfeiçoa-lo. Você simplesmente cresce em percepção, e não existencialmente.

É como se, não tendo verificado o seu bolso, você achasse que é um mendigo: fica, então, a mendigar… e em seu bolso você está carregando um valioso diamante que lhe poderia dar tesouros suficientes para toda sua vida. Então, um dia você coloca a mão no bolso e, subitamente, é um imperador. Existencialmente nada mudou, a situação é a mesma: o diamante estava ali antes, o diamante está aqui agora. A única coisa que mudou é que agora você ficou consciente de que o possui.

Assim, todo crescimento é crescimento em percepção, e então em ser. O ser permanece exatamente como ele é. Um Buda ou um Cristo, você ou qualquer um, tem exatamente  o mesmo estado, o mesmo espaço – mas um fica consciente e se torna um Buda, e o outro permanece inconsciente e se torna um mendigo.”

(Osho, do livro: 365 Meditações Diárias)

Nenhum comentário: