5 de novembro de 2013

Caminho (parte XXI): E o dia começa estrelado…

Bom dia!

Ontem, esqueci de contar que no chão na frente da porta do albergue de Sanbol estava escrito “Namaste”, acreditam?! Eu tinha mesmo que dormir naquele lugar!! Alegre

DSCN1645

Começamos a caminhar por volta das 6h da manhã numa escuridão completa. Foi a primeira vez que saí pra caminhar tão cedo! Nem imaginava ver um céu  tão lindo e estrelado nesse horário. Não há palavras que descrevam a quantidade de estrelas daquele céu e muito menos uma foto que pudesse capturá-las. Entendi  finalmente porque chamam o Caminho de Santiago de Compostela (compostela= campo de estrelas)!!!

No entanto, caminhar no escuro requer atenção redobrada.  Com a diminuição da visão, o passo precisa ser mais cuidadoso para evitar quedas ou entorses, a procura pelos sinais tornam-se mais árdua, e qualquer distração pode fazer com que a gente se perca e só perceba quilômetros depois. Até ai, tudo correu bem, pois foi legal ter a experiência de caminhar no escuro. O mais difícil mesmo para mim foi enfrentar o frio matinal, pois meus dedos ficaram congelados!!! Eu nem imaginava que a temperatura era tão baixa nesse horário!

Para quem planeja fazer o caminho e tem intenção de sair cedinho para fugir do sol forte e chegar cedo nos albergues, eu recomendo uma luva! Smiley piscando E, estava tão frio que até o Pateta estava enrolado no cachecol, né, David?! rs

DSCN1668

Após quase 2 horas de caminhada o dia começou a clarear… e a paisagem do caminho esse dia foi especialmente bela!

DSCN1670

DSCN1671

DSCN1683

DSCN1685

DSCN1690

DSCN1691

DSCN1695

caminho de santiago cel 109

DSCN1697

DSCN1701

DSCN1727

DSCN1702

DSCN1705

Mas,…, difícil mesmo nesse dia, não foi o frio ou o escuro, foi  tentar acompanhar o ritmo dos meus dois novos amigos do Paraná! Como esses dois peregrinos caminham rápido! O Mauricio então, quando via uma subida, desaparecia!!!

Brincadeira a parte, foi muito bom caminhar  este dia com eles! E embora o ritmo deles fosse diferente do meu e eu tivesse mesmo que me esforçar fisicamente para acompanha-los, a companhia e a conversa estavam tão boa, que acabei caminhando com eles o dia todo! Ou pelo menos tentando, pois eu sempre ficava para trás!!!rs Smiley piscando

DSCN1721

DSCN1729

DSCN1733

DSCN1735

DSCN1742

DSCN1745

DSCN1743

Passamos por um Hospital de Peregrinos e paramos para carimbar nossa credencial…

DSCN1748

DSCN1751

DSCN1749

Ao longo do caminho, as nuvens escuras foram ficando para trás, o céu ficando mais azul e o sol brilhando cada vez mais forte. Mesmo assim, a temperatura estava baixa aquele dia..

DSCN1759

DSCN1762

DSCN1763

DSCN1766

E, 26km depois, paramos em Itero de la Vega, uma microcidade, como a maior parte das cidades do caminho e ficamos num albergue particular bem simples, mas com uma comida muito saborosa e vegetariana!!! =) O hospitaleiro de lá também era muito especial!

Um fato engraçado nesta cidade é que ela tinha wi-fi de graça (acho que fornecida pela prefeitura), mas o sinal não era muito bom, e não pegava dentro do albergue, só na rua! É, literalmente na rua! Eu e Maurício ficamos andando pela cidade para tentar achar o ponto de sinal mais forte e para conseguir acessa-lo tivemos mesmo que ficar no meio da rua! Alegre  Coisas do Caminho…

DSCN1772

DSCN1773

DSCN1774

Ah, e nem preciso dizer que minha tentativa de caminhar sozinha durou um dia até então: apenas o dia que saí de Burgos e cheguei a Sanbol, porque nesse décimo primeiro dia caminhei com  o David e o Mauricio o tempo todo! Mas eu ainda teria outras chances de caminhar sozinha e foi muito bom te-los conhecido. Fazer novas amizades é sempre bom, ainda mais com pessoas tão especiais e do bem! Gratidão irmãos peregrinos!

Namaste!

Thais

Nenhum comentário: