3 de julho de 2013

E começou o Inverno…

2013-06-29 17.48.01

O inverno é uma estação de pausa nas atividades externas, época de recolhimento, de descanso, de acúmulo, preenchimento e conservação de energia, de nutrição enfim.  É uma estação lunar, Yin, época de olhar para dentro, de refletir, de mergulhar profundamente em si mesmo, de meditar!

O elemento que rege esta época do ano é a água. A agua representa a capacidade de adaptação, a maleabilidade, o dobrar sem quebrar, o ceder sem sucumbir, o ajustamento. A cor desta estação é o azul e os órgãos são os rins e a bexiga. A medicina tradicional chinesa sugere o aumento da ingestão de agua nesta época, devido a secura da estação e relaciona o elemento agua aos ossos:

“Agua alimenta e nutre os ossos, assegurando a flexibilidade e adaptabilidade do próprio esqueleto. Formando a fundação sobre a qual os órgão e os tecidos descansam…” (ELIAS; KETCHAM, 1995, p. 363)

De acordo com o Ayurveda, o inverno pode ser um estação tanto vata (fria e seca), quanto kapha (fria e úmida), dependendo da região que vivemos. Com vimos na postagem sobre o outono, vata é a combinação dos elementos ar (vayu) e éter (akasha), e kapha  é a combinação de terra e água. 

Assim, o ayurveda indica que durante o inverno devemos receber ou fazer automassagem com óleos, sair sempre agasalhados evitando a friagem, consumir alimentos cozidos, mornos ou quentes (como feijão, legumes cozidos, sopas, entre outros), evitar comidas cruas, frias ou muito salgadas e controlar a ingestão de doces. Sugere ainda a ingestão diária de agua morna com gotas de limão e chás como alecrim, manjericão, erva doce, canela e gengibre que esquentam o corpo e ativam o fogo digestivo.

Nesta época é interessante também a exposição diária (e moderada) ao sol,  a pratica diária de caminhada e meditação. Na prática do Hatha Yoga, lembre-se de se agasalhar durante o relaxamento. e como no outono faça posturas e exercícios respiratórios que ajudam no aquecimento do corpo.

Feliz Inverno!!!

Namaste

Thais

Nenhum comentário: