6 de março de 2013

Texto informativo sobre as aulas de yoga–parte 1

 

Namaste!

Este texto tem como objetivo informar alguns princípios adotados nas nossas aulas de yoga. Se tiverem alguma sugestão sobre temas, dúvidas, etc., por favor, me enviem, ok?

68840_420884344645166_1358213154_n

PRINCÍPIOS A SEREM OBSERVADOS DURANTE A AULA:

  • Procuraremos fazer o máximo de silêncio possível, interno e externo, para que possamos observar mais profundamente os efeitos da nossa prática.
  • Aumentaremos de forma gradual o tempo de permanência em cada asana (postura), o que diminuirá a quantidade de asanas praticados numa aula, e visará aumentar a auto percepção dos benefícios destes.
  • Iniciaremos a maioria dos asanas pelo lado esquerdo. Do ponto de vista energético, o lado esquerdo é o lado receptor e o lado direito doador de energia, e neste caso, primeiro recebemos a energia e nos harmonizamos, e depois podemos doá-la.
  • Colocaremos uma intenção em cada aula. O Yoga é uma prática de autoconhecimento, portanto, se você não tiver nenhuma intenção específica, procure pelo menos ter a intenção de permanecer presente, observando seu corpo físico, a mente, as emoções, as sensações e a energia que te envolve. Muitas pessoas procuram o Yoga apenas com objetivo de relaxar e alongar. Nenhum problema há nisso, mas aproveite este momento também para se conhecer melhor e inclusive perceber o que te ajuda a relaxar para que você possa se utilizar destas técnicas na sua casa ou trabalho.
  • Nossa prática será apoiada pelos oito passos ou Ashtanga Yoga de Patanjali. Yoga em sânscrito pode ser traduzido como união, conexão. É um sistema filosófico de origem remota que foi sistematizado por Patanjali, que reuniu a tradição oral em um tratado escrito, chamado de Yoga Sutras. Os oito passos de Patanjali são: Yamas – restrições; Nyamas – deveres; Asanas – posturas; Pranayama – controle respiratório; Pratiahara – abstração dos sentidos; Dharana – concentração; Dhyana – meditação; Samadhy – estado de iluminação, contemplação ou êxtase.
  • Apoiada nos Yoga Sutras, praticaremos o Hatha Yoga que busca, entre outros fatores, a harmonia do ser, como um todo, isto é, na dimensão física, mental, emocional, energética e espiritual. Simbolicamente, na palavra Hatha, Há=sol e Tha=lua, e, buscamos assim, o equilíbrio entre estas duas energias, ou seja, entre os aspectos solar e lunar, Yin e Yang, positivo e negativo, corpo e alma, masculino e feminino, etc.

Por hoje é isso! Boa prática!

Namaste

Thais

Nenhum comentário: