20 de março de 2013

E começa o Outono…

004702

O outono é uma estação de transformação, durante a qual as folhas velhas começam a cair, preparando a natureza para o novo, para renovação! Que tal aproveitar este momento e também se renovar?

Renovar hábitos, crenças, valores, conceitos... renovar a si mesmo!!!

Comece deixando ir tudo aquilo que não te serve mais, sejam coisas do mundo material, do corpo físico, emocional, mental ou espiritual. Deixe, assim como as árvores, as folhas caírem, e permita que novas folhas nasçam!!! =)


O yoga, como caminho de autoconhecimento, pode nos auxiliar a entender e realizar essa transformação, assim como os princípios do Ayurveda, a medicina tradicional indiana.

De acordo com o Ayurveda, o outono é um estação vata, ou seja, marcada pela combinação dos elementos ar (vayu) e éter (akasha). Por causa da combinação destes elementos, a característica desta estação é ser fria e seca. Assim, para o ayurveda é uma estação indicada para fazer ou receber massagem com óleos, para consumir alimentos quentes, para diminuir o ritmo externo e se recolher, meditar mais, dormir mais, fazer silêncio para ajudar na transformação. Evitar ainda comidas frias e secas.

Na prática do Hatha Yoga, uma dica são as posturas e exercícios respiratórios que promovem o aquecimento do corpo, como o surya namaskar e kapalabhati. Outras dicas serão dadas ao longo das aulas. Por hoje é isso!

Feliz Outono!!!

Namaste

Thais

Nenhum comentário: