5 de agosto de 2012

Coisas da vida parte 1

 

Ontem numa palestra sobre Samkya no curso de yoga do Glauco Tavares, o Dr Deveza falava sobre karma yoga e dizia que tanto as boas quanto as más ações geram reação e portanto karma.
Segundo o Karma yoga o intuito então é agir de forma desinteressada, sem pensar nos frutos da ação, nos resultados e portanto, tornar-se livre do karma!!!

Será isso possível?

Agora a pouco pude vivenciar isso de uma forma estranha.
Percebi o quanto pode ser difícil fazer uma boa ação e as pessoas entenderem que você agiu pensando no melhor, no bem, sem interesse "direto". Eu, do meu ponto de vista limitado, pensei que não ganhava nada com a tal ação, pelo contrário, eu até perdia.
Naquele momento, eu pensei estar munida do maior sentimento de amor e de ter a oportunidade de fazer algo bom de forma "desinteressada", e, como toda ação gera reação, qual foi o resultado?


O resultado foi que me entenderam errado e, foi então que percebi que minha ação não era assim tão desinteressada, que no fundo, embora ela não me favorecesse diretamente, eu esperava que reconhecessem minha boa ação, como  uma “ação boa”!

Tolo da minha parte, não?!

Conclusão da experiência: pra mim, Thais, ainda é muito difícil agir e não me importar com a reação, ou seja, com os frutos da ação !

Compartilho esta história pra tentar ver o lado bom dela e em breve continuarei a escrever sobre este assunto.

Om! Namaste!

Thais

Nenhum comentário: