5 de junho de 2011

Fracasso e Medo X Desapego e Amor

Hoje li na página do facebook de uma amiga:

"A pior coisa que pode acontecer na vida de uma pessoa não é quando seu projeto não dá certo, seu plano de ação não funciona ou quando a sua viagem termina no lugar errado. O pior é não começar..." Amyr Klink


Concordo, e escrevo isso aqui pra que eu possa me lembrar dessas sábias palavras de Amyr Klink. Mas também porque queria refletir sobre duas coisas: fracasso e medo. Não é fácil lidar com fracasso, mas o fracasso só existe porque há expectativa.
Então a unica maneira de lidar com fracasso é não ter expectativas, porque não há como controlar o resultado de tudo nesta vida, ainda mais quando depende do envolvimento de outras pessoas.
Mas como não ter expectativas?
O yoga ensina isso, através do karma yoga: praticar o desapego, agir sem esperar nada em troca e entregar o resultado das ações ao Absoluto.
Simples assim!
Fácil de entender, não tão fácil de executar.
Destaque pra importância do agir sempre! Lembrando que Amyr Klink disse que "O pior é não começar"!

Pois é, por que não nos arriscamos a começar algo?
Por medo. De que? Do fracasso. Olha ele aí, de novo.
Medo de não dar certo, de não conseguir, de não ficar bom, do outro não gostar, medo, medo, medo de fracassar enfim!

E eu diria, que além do medo de começar, existe o medo de recomeçar.
Acontece quando vc teve coragem de começar algo, mas diante das dificuldades ou de obstáculos que causaram pequenos "fracassos", vc congela, paralisa e não sai do lugar!
É isso! Por que a vida é cheia de começos, todos os dias. Todos os dias começamos ou recomeçamos algo! É assim!
Como lidar com isso então?

Meu coração me diz: com amor! Amor incondicional, amor próprio, amor ao seu trabalho, amor ao outro, amor... real amor!

E o que isso realmente significa???

Eu também não sei, mas estou tentando descobrir...

Namastê
Thais

Nenhum comentário: