27 de junho de 2010

O mestre Zen estava parado no portão do monastério, esperando que cinco de seus estudantes voltassem de uma ida ao mercado de bicicleta.

- Por que foram de bicicleta? - perguntou depois que voltaram e se reuniram à sua volta.

- Esta saca de batatas é pesada e incômoda de carregar - disse o primeiro estudante - estou agradecido pelo fato de que minha bicicleta pudesse carregar o fardo.

- Que rapaz esperto és tu! - admirou-se o professor.

- Quando ficares velho, vais continuar ereto e alto em vez de encurvado como eu.

- Eu aprecio a paisagem enquanto as rodas giram embaixo de mim - disse o segundo estudante, e o professor o elogiou por manter os olhos abertos para a beleza do mundo.

O terceiro estudante explicou que as rodas, que simbolizam um círculo sem principio nem fim, punham sua mente em paz, permitindo que meditasse e entoasse suas preces enquanto pedalava serenamente.

- Tua mente gira com facilidade absoluta, como a roda bem equilibrada - comentou o professor em tom de aprovação.

- Quando circulo em minha bicicleta, estou em harmonia com todas as criaturas da terra - disse o quarto estudante.

- O caminho da paz e da tranqüilidade se abre diante de ti - louvou o professor.

- E tu? - O professor virou-se para o quinto e último aluno.

- Dize... por que andas de bicicleta?

- Ando de bicicleta porque gosto de andar de bicicleta - respondeu o estudante.

O professor se ajoelhou diante do quinto aluno e disse: - Sou teu aluno!

Nenhum comentário: