29 de março de 2010

Hatha Yoga - Texto II

Diz-se que o hatha yoga proporciona a harmonia do corpo e da mente. Embora tenhamos o hábito de separá-los, corpo e mente (entre outros aspectos) formam uma unidade, formam um ser. A harmonia de um, leva a harmonia do outro, ao equilíbrio. Separamos e nomeamos as coisas com nomes diferentes apenas com a finalidade de entendê-las, de estudar suas particularidades, mas não podemos esquecer que tudo está conectado, interligado e fazem parte de um todo maior.
Assim, cada movimento no hatha yoga é pensado também, buscando essa harmonia corpo e mente, esse equilíbrio do ser humano. Além disso, aumentando a flexibilidade e a resistência do corpo, ele torna-se nosso amigo na experiência de ser e de existir nesse mundo e não um obstáculo na nossa vida.
A prática de hatha yoga envolve o controle sobre três aspectos principais: controle do corpo através dos asanas; controle das energias através da respiração; e controle da mente através da concentração.
Como já sabemos, asanas são determinadas posturas corporais que tem efeito sobre o sistema músculo-esquelético, mas também sobre todos os outros sistemas do corpo: circulatório, digestivo, excretor, reprodutor, etc., afetando os órgãos, as glândulas, a mente, as emoções e a energia. Eles liberam bloqueios energéticos e removem impurezas físicas e mentais, trazendo consciência corporal ao praticante.
É importante que cada asana seja executado de forma lenta e consciente, principalmente ao montar e desmontar a postura. Outra dica é estar atento ao seu limite pessoal e não ao seu colega de turma: o hatha yoga é uma prática individual embora estejamos todos juntos no espaço da aula. Observe sempre seu alinhamento e procure se manter o mais imóvel possível na postura. Se você tem dificuldade de ficar imóvel (salvo nas posturas de equilíbrio) pode ser um indício de que você está ultrapassando seu limite pessoal.
Outro ponto é manter a respiração leve e regular, respirando apenas pelo nariz. Deixe a respiração te auxiliar na execução e manutenção dos asanas, e mantenha sua atenção na postura e na respiração, permanece no momento presente. Perceba durante sua prática a dimensão física do asana, mas esteja aberto as emoções, pensamentos, e mudanças no fluxo de energia que possam ocorrer durante a aula. Procure ainda relaxar entre uma postura e outra, e esteja aberto as sensações que surgirem.
Além disso, crie o hábito de observar-se não só durante a aula, mas durante seu dia. Observe sua postura corporal durante seu trabalho, observe sua respiração ao dirigir, faça um pequeno relaxamento antes de dormir, ou seja, comece a aplicar o que você já sabe e pratica em aula, também no seu dia a dia. Isso é yoga!
Dessa forma, quando alguém perguntar quantas vezes por semana você prática yoga, você poderá responder: todos os dias!!!


Namaste!
Thais

Nenhum comentário: