15 de março de 2010

Hatha yoga (texto I)

Hatha Yoga
A palavra Yoga provém do sânscrito e significa união, integração. Tal união pode ser entendida como a integração das energias dispersas do ser humano – corpo, mente e espírito – bem como a união da Alma Individual (Atman) com o Espírito Universal (Brahman).
O Hatha Yoga é um dos métodos que contribui para levar o indivíduo a tal integração, colaborando para o despertar da consciência e o desenvolvimento de uma mente e um corpo saudáveis. O hatha yoga surgiu do yoga clássico, sendo influenciado pelo tantra, entre outros. É um dos ramos do yoga clássico e que deu origem as linhas de yoga contemporâneas, ou seja, é uma das linhas mais praticadas atualmente.
Na prática de Hatha Yoga o foco passa a ser o corpo como ponto de partida para a investigação de realidades mais sutis (chackras, nadis, etc.), e são utilizadas técnicas milenares de posturas corporais combinadas com exercícios respiratórios e bioenergéticos, mentalizações, concentração e relaxamento. No nível físico, o resultado é uma melhora integral do funcionamento do corpo e na reposição de energia, aumento na resistência e disposição.
Antes do surgimento do hatha yoga o corpo era considerado algo negativo, fonte de desejos, impurezas e sofrimento. O hatha yoga assumiu o corpo como templo da divindade, e como templo, precisa ser cuidado, purificado e lapidado como um diamante. Busca-se um aperfeiçoamento do físico juntamente com um aperfeiçoamento emocional, mental, sutil, etc., para a realização do propósito supremo do yoga. Com o hatha yoga o corpo deixa de ser o templo da perdição para tornar-se um veículo de transcendência e de realização suprema.
Há significa Sol e Tha significa Lua, e a união simbólica do sol com a lua significa a harmonização da energia solar com a lunar, ou seja, da energia nos seus aspectos positivo e negativo, masculino e feminino, yang e ying, corpo e alma, dia e noite, etc. O equilíbrio das polaridades é buscado pensando no desenvolvimento espiritual.
Diz-se que o hatha yoga é o passo inicial para os outros ramos do yoga. Busca-se assim o aprimoramento psicofísico, a harmonia do corpo e da mente através de asanas, pranayamas, kryas, mudras e relaxamento. Diz-se que o hatha yoga é a combinação de exercício adequado, respiração adequada, dieta adequada e relaxamento adequado para prevenir e combater o estresse físico, mental e emocional.
Os asanas são posturas corporais que afetam os músculos, articulações, órgãos, glândulas, provocam massagens, auxiliam na correção postural, no aumento de flexibilidade, do equilíbrio e da força, e no despertar da consciência corporal. Promovem a liberação da energia estagnada e harmonização da mesma.
Os pranayamas são práticas respiratórias de controle da energia vital, e aumentam a absorção de prana, melhoram a oxigenação e a eliminação das toxinas, e favorecem a auto-observação e a concentração, trazendo a atenção para o momento presente. Ajudam a diminuir a ansiedade e a eliminar as impurezas do organismo.
Os kryas são práticas de limpeza, de purificação, estimulando a limpeza interna. São seis tipos: dhauti, basti, neti, nauli, trataka e kapalabhati.
Os mudras interferem nos canais energéticos, estimulando as glândulas e conseqüentemente os chackras.
O relaxamento promove o alívio da tensão muscular, emocional e mental, a estabilidade do sistema cardíaco e respiratório e a assimilação de todos os outros elementos do hatha yoga através da entrega e da reflexão. O relaxamento ensina a ficar quieto por dentro e por fora.
O objetivo do Hatha Yoga é executar e observar, trazendo o foco da observação do lado externo do corpo para o lado interno, do superficial para o espiritual. A postura física deve acompanhar uma postura mental, uma postura de vida, através também da prática de yamas e nyamas, que serão comentados num outro texto.


Namaste!
Thais

Nenhum comentário: