10 de agosto de 2009

TEXTO INFORMATIVO SOBRE YOGA

Texto 1 / Agosto de 2009


Namaste!
AS informações abaixo correspondem a algumas modificações e princípios assumidos por mim durante as aulas de hatha yoga e de forma alguma tem a intenção de ser uma verdade absoluta ou estabelecer uma regra geral para a prática de yoga.
Eles são apenas resultado de minha experiência enquanto praticante e professora de yoga e não são consensuais dentro da prática de yoga. O conhecimento não é algo estanque e o universo do Yoga é bem vasto, quanto mais caminho, mais aprendo, mas ainda tenho muito a aprender.
É muito bom poder compartilhar com vocês este conhecimento! Caso tenham alguma duvida sobre estes ou sobre os termos utilizados por mim, me avisem.
Este é só um primeiro texto, mas outros serão enviados, xerocados ou postados no meu blog (thaisyoga.blogspot.com) sobre temas relativos ao yoga. No blog, para ir direto ao assunto, clique na lateral esquerda em textos informativos. Fiquem a vontade para sugerir assuntos, temas, esclarecer dúvidas, etc.



MODIFICAÇÕES E PRINCÍPIOS A SEREM OBSERVADOS DURANTE NOSSA AULA:


- Procuraremos fazer o máximo de silêncio possível, interno e externo, procurando evitar conversas e pensamentos desnecessários para que possamos observar mais profundamente os efeitos da nossa prática nas diferentes dimensões (física, mental, emocional, energética e espiritual).
- Aumentar o tempo de permanência em cada asana (postura), o que diminui a quantidade de asanas praticados numa aula, mas aumenta a percepção e os benefícios destes.
- Iniciamos a maioria dos asanas pelo lado esquerdo. Do ponto de vista energético o lado esquerdo é o lado receptor e o direito doador e neste caso, primeiro recebemos a energia e nos hamornizamos, e depois energizamos o lado de doação, e assim podemos doá-la também.
- Toda aula pode e deveria ter uma intenção. O Hatha Yoga, além dos benefícios físicos, é uma prática de autoconhecimento, portanto tenha a intenção de permanecer presente e atento durante toda aula, observando seu corpo físico, sua mente, emoções e a energia que te envolve. Muitas pessoas procuram o Yoga apenas com objetivo de relaxar. Nenhum mal há nisso, mas aproveite este momento também para se conhecer melhor e inclusive perceber o que te ajuda a relaxar para que você possa se utilizar destas técnicas na sua casa ou trabalho. Além disso, você pode colocar qualquer outra intenção que você ache pertinente e necessária durante sua prática. Tire o máximo de proveito da sua prática!
- De uma maneira geral, procuramos começar a prática de asanas com posturas em pé, que enfatizem o Chackra Muladhara (Chackra Básico) referente ao Elemento Terra , para ancorarmos nossa prática, dando base, suporte, e estabilidade a esta.
- Nas posturas em decúbito dorsal, deitamos com a cabeça o mais próxima possível do professor, e os pés direcionados para fora. De acordo com algumas linhas de yoga, é interessante que a cabeça (mente) e, portanto, os chackras superiores (chackra coronário e do terceiro olho) estejam mais próximos do professor para melhor absorver a energia do yoga!
-A Prática de asanas invertidos durante a menstruação é um assunto bem polêmico, mas de uma forma geral, algumas linhas acreditam que do ponto de vista físico, seria inadequado fazê-los porque estaríamos indo contra o fluxo menstrual, dificultando a eliminação do sangue o que poderia causar desconfortos físicos; já, do ponto de visto energético, estes asanas seriam indicados, já que a menstruação seria uma grande energia gerada no corpo da mulher e que é totalmente desperdiçada – eles acreditam que ao fazermos as posturas invertidas temos a possibilidade de trazer estas energias para os chackras superiores, energizando-os. Como praticante eu sugiro que vocês experimentem e observem o que é melhor para vocês. Respeito a individualidade é fundamental sempre!


Alem disso, o Yoga sugere que observemos algumas regrinhas antes, durante e após a prática. Essas são colocações da filosofia do yoga e sugiro que quando não for possível segui-las plenamente, que a gente adapte-as a nossa realidade com bom senso sempre:

  1. Dar um intervalo de 3 horas entre a ultima refeição e a prática de hatha yoga ou meditação.
    Dar um intervalo de pelo menos 30 minutos entra a prática e a próxima refeição.
  2. Evitar tomar banho logo após a prática, se possível respeitando um intervalo de no mínimo uma hora após a prática. O banho antes da prática é recomendável!
  3. Retirar qualquer tipo de jóias, relógio, ou objetos que causem desconforto e interfiram no fluxo de energia sutil do corpo.
  4. Evitar roupas sintéticas que te “isolam” das energias do ambiente.
  5. Não deixar nunca de fazer aquecimento e relaxamento numa prática de hatha yoga

Sobre a aula de Hatha yoga:

Numa aula de hatha yoga podemos nos utilizar dos asanas, pranayamas, mudras, kryas, bandhas, relaxamento e meditação. Estes são meios utilizados, técnicas para atingir o equilíbrio do ser (na dimensão física, mental, emocional, energética e espiritual), buscando a expansão gradual da consciência, aumentando o grau de percepção e assim gerando autoconhecimento.
Yoga parte do principio de que tudo é energia (a física moderna também diz isso). Yoga vem da raiz yuj que significa união, fusão e podemos entender também como conexão com as energias superiores: microcosmo (nosso corpo) se conectando ao macrocosmo (todo universo). Envolve assim o principio da similaridade, ou seja, o que esta aqui (no corpo) esta em todo lugar (universo) e o que não está aqui, não está em lugar nenhum.
Outro principio assumido pelo yoga é o da ressonância. De acordo com este, o universo é feito de 7 diferentes níveis vibratórios de matéria densa e sutil. Cada freqüência vibratória se situa num plano diferente. Ressonância é um dos segredos da prática do yoga, uma técnica que coloca o microcosmo do praticante em ressonância com 1 ou mais níveis de freqüência vibratória do macrocosmo.
Nossa antena de emissão é a mente e nosso poder de concentração. Qualquer prática de yoga sem o esforço de focar a mente, torna-se apenas uma ginástica. Quando você direciona o foco e se concentra numa região específica por exemplo, você torna possível a sintonização com energias superiores. Através do principio da ressonância temos acesso as infinitas energias do universo, do cosmos.
Assim, a purificação do praticante também é necessária pra aumentar essa ressonância com as energias cósmicas. A purificação permite que as energias fluam com mais facilidade e que o praticante aprenda a controlá-las. Ajuda a ressonar só com energias benéficas. Daí a importância também de uma alimentação adequada, da higiene do corpo, dos kryas, etc.
Cada nível do universo tem um ponto correspondente com o microcosmo humano, este pontos, plexos ou centros de força são chamados de chackras (em sânscrito cakras). Um dos objetivos do yoga é desenvolver e energizar estes 7 centros. No corpo físico estes chackras estão ligados a 7 diferentes glândulas. Normalmente temos um deles mais dominante que os outros e isso ajuda a definir nossas características e crenças. Eles vibram e ressonam entre freqüências de matéria densa até espiritual. Quando eles estão perfeitamente ativados e energizados eles geram um campo de energia especifico ou esfera de força. A intensidade desse corpo é diretamente proporcional ao grau de energização.
Mais informações sobre os chakras serão compartilhadas no próximo texto.

Boa prática!
Namaste!
Thais



Nenhum comentário: