19 de abril de 2009

Texto informativo sobre as aulas da Professora Thais

Namaste!

Este texto tem como objetivo informar alguns princípios adotados na nossa aula.
Estes princípios provem da minha experiência pessoal com Yoga e não são consensuais dentro da prática de yoga. O conhecimento não é algo estanque e o universo do Yoga é bem vasto, quanto mais caminho, mais aprendo, mas ainda tenho muito a aprender.
Caso tenham alguma duvida sobre estes ou sobre os termos utilizados por mim, me escrevam. Este é só um primeiro texto, mas outros serão enviados e postados no blog sobre temas relativos ao yoga.
Se tiverem alguma sugestão sobre temas, dúvidas, etc., por favor, me enviem.




1. PRINCÍPIOS A SEREM OBSERVADOS DURANTE NOSSA AULA:

- Procuraremos fazer o máximo de silêncio possível, interno e externo, procurando evitar conversas e pensamentos desnecessários para que possamos observar mais profundamente os efeitos da nossa prática nas diferentes dimensões (física, mental, emocional, energética, etc.).

- Aumentar o tempo de permanência em cada asana (postura), o que diminui a quantidade de asanas praticados numa aula, mas aumenta a percepção e os benefícios destes.

- Iniciamos a maioria dos asanas pelo lado esquerdo. Do ponto de vista energético o lado esquerdo é o lado receptor e o direito doador e neste caso, primeiro recebemos a energia e nos hamornizamos, e depois podemos doá-la.

- Toda aula pode e deveria ter uma intenção. O Yoga é uma prática de autoconhecimento, portanto tenha a intenção de permanecer presente e atento durante toda aula, observando seu corpo físico, sua mente, emoções e a energia que te envolve. Muitas pessoas procuram o Yoga apenas com objetivo de relaxar. Nenhum mal há nisso, mas aproveite este momento também para se conhecer melhor e inclusive perceber o que te ajuda a relaxar para que você possa se utilizar destas técnicas na sua casa ou trabalho.

- De uma maneira geral, procuramos começar a prática de asanas com posturas em pé, que enfatizem o Chackra Muladhara (Chackra Básico), para ancorarmos nossa prática, dando base, suporte, e estabilidade a esta.

- Nas posturas em decúbito dorsal, deitamos com a cabeça o mais próxima possível do professor, e os pés direcionados para fora. De acordo com algumas linhas de yoga, é interessante que a cabeça (mente) e, portanto, os chackras superiores (chackra coronário e do terceiro olho) estejam mais próximos do professor para melhor absorver a energia do yoga!

-A Prática de asanas invertidos durante a menstruação é um assunto bem polêmico, mas de uma forma geral, algumas linhas acreditam que do ponto de vista físico, seria inadequado fazê-los porque estaríamos indo contra o fluxo menstrual, dificultando a eliminação do sangue o que poderia causar desconfortos físicos; do ponto de visto energético, estes asanas são indicados, já que a menstruação seria uma grande energia gerada no corpo da mulher e que é totalmente desperdiçada – eles acreditam que ao fazermos as posturas invertidas temos a possibilidade de trazer estas energias para os chackras superiores, energizando-os. Como praticante eu sugiro que vocês experimentem e observem o que é melhor para vocês. Respeito a individualidade é fundamental!

Namaste

Thais

Nenhum comentário: