16 de abril de 2009

Reflexões - Osho

Namaste!!!

Osho é sempre polêmico e exagerado, mas retirando o exagero das palavras dele, achei este texto interessante pra reflexão. Tem muito a ver com o objetivo do yoga de estar presente no presente!

Bom fim de tarde!
Tha


HISTÓRIA

A
História é tão feia. O ser humano não atingiu o nível em que a História deveria começar. Ela tem sido só pesadelos.

A Humanidade ainda não tem nada a escrever sobre si mesma – apenas alguns casos, em algum lugar um Buda, em algum lugar um Jesus, apenas estrelas distantes.
A humanidade tem vivido na violência, nas guerras e na loucura; assim, de certa maneira é bom esquecer o passado. O passado é muito pesado e não ajuda. N a verdade, ele corrompe a mente. Ao olhar para o passado, parece que a humanidade não pode crescer. Ele faz as coisas parecerem muito sem esperanças.
A história ainda não é digna de ser lida ou escrita. E o próprio interesse da história não é bem. A história está preocupada com o passado, com o morto, com o que já não está presente. Todo interesse deveria ser com aquilo que existe exatamente agora, neste exato momento.
Não somente se esqueça da história, mas esqueça-se também da sua biografia, e a cada manhã comece seu dia como se você fosse completamente novo, como se você nunca tivesse existido antes. Meditação é isto: começar CAD momento de outra forma, fresco como uma gota de orvalho, sem nada saber do passado. Quando você não sabe nada do passado e nada carrega dele, você não projeta qualquer futuro. Você não tem nada a projetar. Quando o passado desaparece o futuro também desaparece. Eles estão unidos. Então, sobra o puro presente, e essa é a pura eternidade.

OSHO (do livro 365 meditações Diárias)

Nenhum comentário: