26 de outubro de 2008

Este texto do Professor Hermógenes fala da origem etimológica da palavra Hatha Yoga, e discorre também sobre seus aspectos práticos e filosóficos. Um amigo me enviou e compartilho com voces:

O que é Hatha Yoga???


Brevemente vou explicar o que é este tipo especial chamado Hatha Yoga, que etimologicamente quer dizer Yoga do Sol e da Lua, tendo por objetivo o aperfeiçoamento do corpo e da mente e a utilização das imensas potencialidades que dormem no homem e que ele desconhece.


Assim como, neste momento, ondas hertzianas transpassam- me em todos os sentidos sem que as possa perceber, pois careço das válvulas e da resistência de um receptor, também a Divina Presença me envolve, alimenta e anima, mas, infelizmente, não sou capaz de senti-la, de experimentá-la... Deus está aqui, em mim, e eu tão longe d'Ele!...Por quê?


Porque algo me falta - determinadas perfeições. Porque algo me sobra- determinadas imperfeições. Urge que conquiste aque-las e destas me liberte. Só assim poderei sintonizar com a minha Fonte interna. Meu aparelho receptor consiste no sistema psicossomático (mente e corpo), que a Hatha Yoga cuida de elevar a um alto grau de aprimoramento.


Neste sentido, a Hatha Yoga é a antítese do ascetismo praticado por místicos orientais e ocidentais do passado que flagelavam o corpo, visando com isso a alcançar o desenvolvimento espiritual. A Hatha Yoga, admitindo que "o corpo é O templo do Espírito Santo", preocupa-se, ao contrário, em corrigir, purificar e embelezar o templo para receber o Hóspede tão desejado. Quando o Senhor Buda sentiu que, com prolongados jejuns e tormentos fisicos, estava quase "arrebentando a corda tensa da cítara", e que o instrumento ficaria danificado e incapaz de executar a "divina música", abandonou o ascetismo.


Das várias modalidades do Yoga, a Hatha Yoga é aquela que, polindo a taça do corpo, vira-a de boca para cima, à espera de que o Licor Divino venha enchê-la; que, limpando as vidraças do corpo, permite que a Luz o penetre; que, lavando a alma das enfermidades e da fraqueza, faz o diamante do espírito refletir o Sol Infinito. A sabedoria hindu, fundamento filosófico da Hatha Yoga, ensina que espírito e corpo não são mais que aspectos diferentes de uma mesma unidade essencial; por isso, não é o corpo menos digno de cuidados e reverência. Não constitui materialismo, portanto, o zelo pelo veículo fisico - o corpo. Materialismo, e mesmo narcisismo, é o cuidar exclusiva e vaidosamente do fisico. O pecado consiste em tomar como fim o que não é mais do que um meio.


O termo Hatha é composto pelas sílabas sânscritas Ha e Tha. Ha significando o Sol e Tha, a Lua, simbolos dos dois pólos, pelo equilíbrio e interação dos quais o universo se mantém. Estes dois póios estão presentes desde a mais grandiosa e remota galáxia até o menor dos vermes, desde o átomo até as mais simples expressões da inteligência humana. Numa flor, num gesto, na chuva, na trajetória de um astro, em qualquer forma de matéria e de energia, Ha e Tha são respectivamente o pólo positivo e o pólo negativo, o órgão e a função, o sim e o não, a luz e a treva, o quente e o frio, o pdpio masculino e o feminino, o próton e o elétron, a inspiração e a expiração, a atividade e a passividade, a atração e a repulsão, a sístole e a diástole, o amor e a ira, o riso e a lagrima, a criação e a destruição, o evoluir e o involuir o dia e a noite, a vida e a morte, a resistência e a fragilidade, o prana e o aPana, Purusha e Prakrti,o yang e o yin (do taofsmo chinês). Em toda parte acha-se presente a dicotomia, realizando o milagre de dois em um.


Autoperfeição com Hatha Yoga Professor Hermógenes

Nenhum comentário: